Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Titulo de Eleitor: tirar ou transferir até 9 de maio - (Cariacica, ES)

Cariacica

Titulo de Eleitor: tirar ou transferir até 9 de maio - ELEIÇÃO

ELEIÇÃO Titulo de Eleitor: tirar ou transferir até 9 de maio

Titulo de Eleitor: tirar o título ou transferir até 9 de maio


TRE espera 90 mil eleitores nos cartórios. 


A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), presidido pelo desembargador Sérgio Bizzotto, é de que cerca de 90 mil eleitores movimentem os cartórios do Estado até o dia 9 de maio. Esse é o prazo limite para quem vai tirar o primeiro título de eleitor ou para quem precisa fazer alguma alteração nos dados pessoais.

O diretor-geral do TRE, Alvimar Dias Nascimento, recomenda que os interessados procurem com antecedência a Justiça Eleitoral para evitar tumultos e demora no atendimento.

"Historicamente, os brasileiros acabam deixando para procurar os cartórios nas últimas semanas do prazo final. Mas é difícil atender essa demanda acumulada, por isso indico ir antes, para evitar filas", disse Alvimar.

Para os que vão fazer o alistamento, é preciso procurar o cartório eleitoral mais próximo, e levar documento com foto e comprovante de residência. Os cidadãos com 16 anos completos até o dia da eleição, que este ano está marcada para o dia 7 de outubro, poderão tirar o primeiro título.

Já o eleitor que mudou de município, Estado ou país e vai requerer a transferência de domicílio também deve comparecer ao cartório mais próximo. Ele deve portar comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, documento de identidade e comprovante de residência. Esse eleitor também tem que ter o intervalo de no mínimo um ano entre a última movimentação ou transferência.

Atualmente, o Estado conta com 55 zonas eleitorais, mas até março serão 58, com a instalação das novas zonas em Vitória, Serra e Vila Velha. A terceira zona de Cariacica ainda não tem data para ser instalada. Mas o diretor-geral do TRE garante que até outubro ela estará funcionando.

Segundo Alvimar, as eleições municipais costumam atrair mais jovens de 16 a 18 anos que a disputa estadual. "Atribuímos essa maior participação dos jovens à proximidade com os candidatos, o que desperta mais interesse", comentou.

Imagem: Reprodução

Colunista: Ivan de Freitas


Tags:



Publicidade