Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Dinossauros do surfe fazem a festa em competição no Solemar - (Linhares, ES)

Linhares

Dinossauros do surfe fazem a festa em competição no Solemar - Surf em Jacaraípe

Surf em Jacaraípe Dinossauros do surfe fazem a festa em competição no Solemar

Heróis capixabas como Nelson Ferreira, Renato Larica, Newton Miranda e Saulo Fidalgo marcaram presença na disputa inédita


Eles são de uma geração em que pais e filhos falavam línguas diferentes. Enfrentaram críticas ferrenhas e até foram vítimas dos preconceitos mais descabidos. Um dos grupos que mais sofreu durante a década de 1970 foram os surfistas. Essa tribo era rotulada de desocupada, lutou muito e conseguiu virar o jogo, mostrando para o mundo que deslisar sobre as ondas era muito mais do que um esporte, mas um estilo de vida.

Os frutos plantados há quatro décadas são colhidos hoje pela nova geração. E já estava na hora desses heróis terem um evento dedicado especialmente para eles aqui no Espírito Santo. Lá estavam lendas como Renato Larica, Nelson Ferreira, Renato Coutinho, Newton Miranda, Saulo Fidalgo na disputa do inédito Circuito Capixaba de Surfe Master, Longboard e Stand Up Wave.

Neste domingo, esses dinossauros não ficaram só de papo, foram para a água da praia do Solemar e mostraram que o tempo e a maresia não enferrujaram suas habilidades. “Muitos ainda estão na ativa e faltava um campeonato local para preparar quem ainda corre o Circuito Brasileiro”, declarou Larica, de 56 anos.

Descobridor de uma das melhores esquerdas do Brasil, a onda de Regência, em Linhares, e um dos melhores fabricantes de pranchas do Estado, Larica falou da evolução do esporte. “Agora é tudo no computador. A tecnologia veio para ajudar a aperfeiçoar o equipamento”, explicou.

Lenda gosta do estilo tradicional

Nelson Ferreira é outro que tem muita história para contar. Além de ter sido o primeiro capixaba a faturar um título brasileiro, ele ainda detém a melhor colocação de um atleta do Espírito Santo no ranking nacional: o quarto lugar.

O veterano de 47 anos gostou de ver a praia do Solemar recheada de velhos amigos. “Esse projeto trouxe para a praia a galera que estava desanimada. O bacana é essa oportunidade dos mais jovens conhecerem um pouco da história do esporte e trocar experiências”.

Mas quando o assunto é a evolução do esporte e o surgimento de novas manobras, Nelson prefere colocar os pés na areia. “Hoje o surfe está mais acrobático. As manobras vêm do skate e algumas eu não vejo com bons olhos. Não há uma harmonia legal”.


Resultados:

Master (+ 35 anos)
Renato Coutinho

Grand Master (+40)
Newton Miranda

Kahuna (+ 45 anos)
Nelson Ferreira

Grand Kahuna
Francisco Fernando

Longboard Master (+ 45)
Renato Larica

Longboard iniciante
Carol Schubert

Longboard open
Felipe Lacerda

Stand Up Wave Iniciante
Leonardo Garcia

Stand Up Wave Open
Rodrigo Menegaes

Foto: Reprodução


Tags:



Publicidade