Cadastro
Cadastre-se e receba novidades semanais
Cadastro
Pesquisa Personalizada
Cadastre-se grátis!

Veículos
Câmeras monitoram cruzamentos para solucionar problemas no trânsito de Vila Velha

22 de Novembro de 2011
Compartilhar:
Facebook
Twitter
Câmeras monitoram cruzamentos para solucionar problemas no trânsito de Vila Velha
Mais de 20 câmeras monitoram cruzamentos nas 18 vias mais movimentadas de Vila Velha. A Central Semafórica é a nova iniciativa do município que tem 117 mil veículos, segundo o Detran, transformando o trânsito num problema constante. O objetivo é acabar com os engarrafamentos ou pelo menos reduzi-los consideravelmente.

Essas retenções do trânsito geralmente são causadas por obras, acidentes ou aumento na quantidade de veículos nos horários de rush, no início da manhã ou fim da tarde. 60 sinais já foram trocados e outros 20 vão chegar até dezembro. Nenhum deles terá mais o ciclo fixo. Eles estão ligados ao computador da central e o tempo em que ficarão verdes ou vermelhos vai depender do fluxo da via. Isso poderá ser mudado quantas vezes por dia for necessário.

Apesar da tecnologia, o funcionamento é bem simples. Se uma das vias ficar interrompida depois de um acidente, por exemplo, a central pode mudar o ciclo do sinal fazendo com que ele fique verde por mais tempo. Isso vai facilitar a fluidez do trânsito. "O videomonitoramento vai auxiliar na tomada de decisões com rapidez em casos de acidentes, obras e protestos. Dentro da Central Semafórica, o técnico e o agente de trânsito vão poder aumentar ou diminuir o tempo semafórico, melhorando a questão da mobilidade", esclareceu o secretário de trânsito da Prefeitura de Vila Velha, Bruno Lorenzutti.

Quando o trânsito está normal, os sinais estão sendo sincronizados. Se o motorista estiver na velocidade que a via permite, pode pegar todos os sinais abertos, a chamada "Onda Verde". O sistema está em testes há duas semanas e alguns motoristas já notaram a diferença. "Está melhorando. Depois que terminar a Lindemberg vai melhorar ainda mais", comentou um motorista.

Imagem: TV Vitória

Fonte: Folha Vitória

Cadastro
Cadastre-se e receba novidades semanais

Notícias relacionadas



Desenvolvido por  ar2