Cadastro
Cadastre-se e receba novidades semanais
Cadastro
Pesquisa Personalizada
Cadastre-se grátis!

Veículos
Qual é o melhor carro popular do Brasil?

09 de Julho de 2009
Compartilhar:
Facebook
Twitter
Qual é o melhor carro popular do Brasil?
Quem vai entrar no mundo dos carros novos pela primeira vez na vida vai atrás de um popular de verdade, o mais barato possível.
Por isso é que vamos falar aqui sobre o comparativo que a revista Quatro Rodas fez este mês, com os carros populares mais baratos das cinco marcas que mais vendem carros no Brasil: Volkswagen Gol G4, Fiat Mille, Chevrolet Celta, Ford Ka e Renault Clio. Não vamos falar sobre o que a revista julgou, apenas vamos falar de fatos sobre esses cinco modelos. Quem quiser saber a opinião da revista pode comprar ela nas bancas.

Os carros 1.0 de entrada representam nada menos que 40% das vendas de carros no Brasil. Isso mostra o óbvio, que o brasileiro compra carro pelo preço mesmo, não por preferir um carro com acabamento ruim, motor fraco, pouco espaço interno, etc.

Vamos falar de preços. Do mais barato para o mais caro, a lista é essa: Mille por 21.960 reais, Gol G4 por 24.630, Ka por 24.880, Celta por 24.963 e Clio por 25.090 reais. Cada pessoa escolhe o seu carro popular por um motivo, e por dar preferência para alguma coisa que aquele carro tem a mais que a concorrência. Pois se preço fosse o único critério de compra, só veríamos Mille pelas ruas.

Falemos um pouco de cada um desses carros populares:

Chevrolet Celta

O destaque do Celta é seu desempenho. Ele anda até mais que alguns modelos 1.4. O motor 1.0 da GM é antigo, e nessa nova versão VHCE ele anda bem e bebe pouco. Seu espaço interno é apenas razoável, e a economia da Chevrolet chega a incomodar. Ele tem parachoques pretos na versão mais barata, e rodas de 13 polegadas. Tudo bem, o Mille tem o mesmo, mas custa 3.000 reais a menos.

Aí você vê que o Celta tem um preço parecido com o do Ford Ka, mas sem oferecer equipamentos a mais para justificar isso. Para levar parachoques pintados e rodas de aro 14 você paga mais de 26.300 reais num Celta, o que já é demais. Isso sem citarmos o encosto de cabeça que nem se mexe, é costurado ao banco.

Ford Ka

Entre esses populares, o único que tem visual mais moderno é o Ka, apesar de que muitos não gostam de suas linhas. Ele é de 2008, ao contrário de outros bem mais antigos, como o Clio, que tem visual de 2000. O Mille não precisamos nem citar.
O Ka atrai compradores através de uma lista um pouco melhor de equipamentos de série. Aliás, ele pode ser considerado como tendo equipamentos de série, pois os outros não tem nada. Trava elétrica e alarme por controle remoto são de série. Fique esperto com o alto índice de roubo do estepe, que fica embaixo do carro, pelo lado de fora.
Quer saber como ficou o padrão de acabamento do Ka em comparação com a sua geração anterior? Piorou e bastante. Ficou no nível dos outros populares. E também tem o problema de que o Ka bebe mais que seus concorrentes, e anda menos.

Fiat Mille

O preço do Mille é imbatível. Custa 3.000 reais a menos que os outros. Isso, pra quem compra carro popular, é uma fortuna. Pelo mesmo preço do Clio, dá pra comprar um Mille com ar-condicionado, ou com direção hidráulica, vidros e travas elétricas e rodas de liga leve.
Ele é leve, ágil e econômico. Só que o visual é o ponto contra. Ele parece mesmo uma bota ortopédica, e o acabamento é fraco. Os vãos entre as peças da funilaria são cada um de um tamanho diferente. Outro problema é o valor do seguro, o mais alto dos cinco aqui.

Volkswagen Gol G4

Saiba que a posição de primeiro lugar do Gol nos rankings de venda se deve muito mais a este Gol G4 do que ao lançamento. Nada menos que 83% dos Gol vendidos em 2009 são da geração antiga. Isso mesmo! No site da VW você só encontra a versão de duas portas. Quatro portas só na loja.
Dizem que ele será transformado em uma versão mais simples, para brigar com o Mille, com apenas duas portas e ainda mais simplificado. Enquanto isso não acontece, saiba que o seguro dele também é caro, como o do Mille. Mais barato que o do Mille, mas ainda bem mais caro que os demais.
O Gol é o maior dos cinco, mas é também o que tem menos espaço interno, aém do volante torto, algo que compartilha com o Celta. O lado bom é o banco com regulagem de altura de série.

Renault Clio

O Renault Clio Campus, que é a versão mais barata do compacto da marca francesa, não é exatamente popular entre as escolhas do consumidor. Ele vende cerca de 5.500 unidades por ano, coisa que alguns dessa lista vendem em menos de um mês. Mas isso não significa necessariamente que ele seja ruim.
Ele tem acabamento melhor que os concorrentes, bancos mais largos, e entrega mais conforto ao rodar. Só que ele mantém praticamente o mesmo visual desde 2003. Ninguém vai saber que você comprou um carro zero. E o ruim é que anteriormente ele era mais caro, bem mais equipado.
Então, na hora de vender o seu Clio Campus, você vai colocar ele no mercado de usados, contra outros Clio equipados com ar-condicionado, direção hidráulica e airbag. Para um modelo já difícil de vender, essa será uma preocupação a mais. Então, se você valoriza manutenção barata, seguro barato e facilidade na revenda, não deve escolher o Clio.

No final das contas, cabe a você leitor decidir qual prefere. Não indicamos um que seja o melhor dos cinco.
Deixe seu comentário.

Cadastro
Cadastre-se e receba novidades semanais

Notícias relacionadas



Desenvolvido por  ar2