Cadastro
Cadastre-se e receba novidades semanais
Cadastro
Pesquisa Personalizada
Cadastre-se grátis!

Saúde
Carne vermelha faz mal para saúde?

08 de Junho de 2010
Compartilhar:
Facebook
Twitter
Carne vermelha faz mal para saúde?
Que carnes são consideradas “vermelhas”?

As mais consumidas no Brasil são as carnes de boi, porco, cordeiro e veado.

O ideal para o ser humano é ser vegetariano?

A cada dia cresce o número de pessoas que optam por tirar a carne do cardápio. Pode ser uma questão de saúde ou de filosofia de vida. Mas todos têm de prestar atenção na dieta para garantir a quantidade e também a qualidade dos nutrientes que o corpo precisa.

A carne vermelha realmente pode acarretar doenças coronarianas?

O consumo elevado de carne vermelha tem sido associado a maior risco de doenças coronarianas, provavelmente devido aos seus altos níveis de colesterol e gordura saturada. Posições:

1) Dietas ricas em gorduras monoinsaturadas (como o óleo de oliva) reduzem o risco de doença cardíaca;

2) Dietas ricas em gorduras saturadas (como a carne vermelha) aumentam muito pouco o risco de doença coronariana, quando comparadas com dietas ricas em carboidratos, como pão, macarrão e doces.

Que cortes de carne vermelha são considerados magros e que cortes são considerados gordos?

Magros: filé mignon e a alcatra.
Gordos: picanha e a costela.

Por que as carnes vermelhas sempre são taxadas de vilãs? Elas realmente podem causar doenças a longo prazo, como câncer?

As carnes vermelhas podem ser ricas em gorduras saturadas, que fazem mal ao organismo e em excesso são inflamatórias. Além disso, alguns animais recebem antibióticos e hormônios que são potencialmente nocivos ao organismo dos seres humanos, por isso é importante saber comprar as carnes.

Sobre o câncer: evite as carnes de churrascarias, pois entram em contato com carvão, que libera uma substância muito tóxica e cancerígena ao organismo.

Qual quantidade de carne vermelha é saudável para ser consumida, semanalmente?

O consumo não deve ultrapassar 3 vezes por semana, intercalando com outras fontes proteicas.

Quais são os benefícios da carne vermelha?

A carne vermelha nos oferece proteínas que são essenciais à vida, e a falta delas faz com que nosso corpo tenha envelhecimento precoce e produção reduzida de anticorpos. Carne de boi, porco, cordeiro e veado são excelentes fontes de proteína e aminoácidos necessários à regeneração celular, além disso, são fonte de ferro heme*, que é mais facilmente absorvido pelo organismo e que também ajuda na renovação da célula. Além do ferro, as carnes são as principais fontes de vitamina B12, essencial na proteção contra as anemias. A presença de nutrientes essenciais em sua composição faz com que o nosso organismo esteja sempre equilibrado, sem carências nutricionais.

Com relação aos teores de gordura e colesterol, a carne bovina é menos saudável que o frango? É sempre melhor optar pelo frango em vez da carne?

Sim, pois a carne de frango possui menor índice de gordura, melhor metabolização no organismo, não exige que o nosso fígado (órgão responsável pela desintoxicação do organismo) tenha tanto trabalho para eliminar toxinas e hormônios, isto é, diminui o nível de armazenamento das toxinas circulantes. Dar preferência a carnes sem hormônios.

As vitaminas e nutrientes da carne vermelha são substituíveis?

O mais comum quando não se come carne é a carência das vitaminas do complexo B, como a vitamina B12, assim como de ferro e proteínas para produção de colágeno (trazendo flacidez). Para quem opta por não comer carne, pode ingerir fontes proteicas animais provindas de peixes, aves, ovos ou fontes vegetais completas (que possuam todos os aminoácidos existentes), como a soja e o grão de quinua.

Imagem: Divulgação

Revisão: Ivan de Freitas - jornalismo@capixabao.com



Fonte: IDMED

Cadastro
Cadastre-se e receba novidades semanais

Notícias relacionadas



Desenvolvido por  ar2