Cadastro
Cadastre-se e receba novidades semanais
Cadastro
Pesquisa Personalizada
Cadastre-se grátis!

Odonto
O que é Fibroma? Causas, sintomas e tratamento

07 de Junho de 2010
Compartilhar:
Facebook
Twitter
O que é Fibroma? Causas, sintomas e tratamento
O que é fibroma?

Fibroma é uma lesão proliferativa benigna que ocorre na boca em forma de nódulos em qualquer região mucosa. Há dois tipos de fibroma de tecidos moles: o fibroma irritativo e o fibroma neoplásico.

Quais são as causas?

O fibroma irritativo em realidade trata-se de simples aumento no número de células, devido a traumas de mastigação ou devido a próteses mal ajustadas na boca. O fibroma do tipo neoplásico é menos freqüente e em geral não está associado a esses elementos traumáticos.

Quais os sintomas?

Não há sintomas, exceto desconforto quando as lesões ganham um tamanho maior, interferindo nas funções normais de fala e mastigação.

Onde um fibroma pode aparecer?

Os fibromas podem aparecer em qualquer parte do corpo. Na boca, é mais comum na parte mucosa (interna) das bochechas, podendo ocorrer também nas gengivas, no assoalho bucal, nos lábios e na língua.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito de duas maneiras: clínica e laboratorial. O diagnóstico clínico consiste na observação de características próprias do fibroma, como presença de aumento nodular, coloração rosa ou discretamente avermelhada, mucosa superficial lisa e homogênea e consistência fibrosa à palpação. O diagnóstico laboratorial é obtido após remoção cirúrgica do fibroma e análise microscópica, onde são identificadas numerosas células produtoras de fibras (colágeno).

É raro?

O fibroma tipo neoplásico, que em geral se apresenta mais volumoso, é raro na boca. Já o tipo irritativo, relacionado a fatores traumatizantes locais, é freqüente na clínica odontológica.

Há prevenção?

Para o fibroma do tipo irritativo, a prevenção se baseia na boa conservação da saúde gengival e dental. Para o neoplásico, que é mais raro, não existe prevenção específica.

Qual é o tratamento?

Para ambos os tipos de fibroma, o tratamento mais adequado é a remoção cirúrgica. O prognóstico é favorável.

Imagem: Divulgação

Revisão: Ivan de Freitas – jornalismo@capixabao.com



Fonte: IDMED

Desenvolvido por  ar2