Cadastro
Cadastre-se e receba novidades semanais
Cadastro
Pesquisa Personalizada
Cadastre-se grátis!

Campo Grande
Cariacica: ação contra a dengue de quarta (17) a sexta-feira (19), em Campo Grande

15 de Abril de 2013
Compartilhar:
Facebook
Twitter
Cariacica: ação contra a dengue de quarta (17) a sexta-feira (19), em Campo Grande
(Foto: Semco/Lucas Calazans)
Já são 4.313 casos suspeitos de dengue em Cariacica este ano. Como iniciativa na luta contra a doença, além dos agentes de saúde ambiental que já passam nas casas orientando a população, e do carro-fumacê, são realizadas diversas ações em diferentes bairros do município. De quarta-feira (17) a sexta-feira (19), a mobilização de combate à dengue será no bairro Campo Grande.

Nos dias 17 e 18, a Vigilância Epidemiológica promoverá a mobilização nas escolas da comunidade, com apresentação de palestras e do grupo de teatro do Programa de Saúde e Mobilização Social (Pesmes), conscientizando a população sobre a doença. Já no dia 19, vai ser realizada a mobilização nas ruas, com a participação dos Agentes de Saúde Ambiental, que vão realizar visitas domiciliares, promovendo a Educação em Saúde e a busca dos focos nas residências. A ação será realizada pela prefeitura, com apoio do Ministério Público.

Ações
Até o momento, em 2013, foram realizadas palestras, abordagem lúdica, mobilização de pontos estratégicos e tratamento perifocal, pesquisa de focos, tratamento biológico em valões, mobilização e panfletagem, limpeza, capina, recolhimento de móveis descartados (por meio do Papa-móveis), e mobilização de campo em vários bairros do município, como Nova Brasília, Porto de Santana e Flexal II. Para os próximos meses do ano já estão previstas ações nos bairros Bandeirantes, Vista Mar, Maracanã, Nova Rosa da Penha, Itapemirim, Operário, entre outros.

Mobilização popular
Mas além das iniciativas da prefeitura, é preciso que a população colabore, abrindo suas casas para os agentes de saúde ambiental, devidamente identificados, e ajudando na prevenção. A gerente da Vigilância Epidemiológica do município, Denise Carramanhos, afirma que a responsabilidade do combate à dengue não pode ser só do Poder Público. “Precisamos que a população entenda a sua parte nesta guerra”. A gerente pede que os moradores recebam os agentes de endemias nas suas casas para que tenham orientações gerais, como as formas de eliminação de possíveis criadouros do mosquito.

Itinerário do carro-fumacê
Seguindo a norma de combate à dengue do Ministério da Saúde, cada bairro deve receber a visita do carro-fumacê uma vez por semana, durante cinco semanas, para completar o ciclo, e garantir o combate ao mosquito Aedes aegypti. Dependo da situação do bairro, pode haver ou não um prazo para o início de outro ciclo do fumacê. A fim de atender a essas normas e aos bairros com mais casos suspeitos da dengue, periodicamente o itinerário é alterado. O roteiro do carro-fumacê está disponível no site da prefeitura (www.cariacica.es.gov.br), na opção "Utilidade Pública"

Sintomas da dengue
Ao sentir os primeiros sintomas, como dor abdominal forte, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, febre alta, dor nas articulações e manchas vermelhas no corpo, a pessoa deve se hidratar, ingerindo líquido, e procurar logo uma das unidades de saúde ou os prontos atendimentos do município. Importante não se automedicar, principalmente com ácido acetil salicílico (AAS).
Fonte: PMC

Cadastro
Cadastre-se e receba novidades semanais

Notícias relacionadas



Desenvolvido por  ar2