Cadastro
Cadastre-se e receba novidades semanais
Cadastro
Pesquisa Personalizada
Cadastre-se grátis!

Onde descartar?
O perigo de reutilizar embalagens de medicamentos
Redação

26 de Setembro de 2012
Compartilhar:
Facebook
Twitter
O perigo de reutilizar embalagens de medicamentos
(Foto: Reprodução)
Reutilizar frascos de medicamentos coloca a saúde em risco, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em publicação, voltada para instruir sobre o manejo de medicamentos, o órgão alerta a população sobre a necessidade de inutilizar frascos de xarope, sprays e colírios, pois o reuso oferece risco de contaminação e intoxicação.

De acordo com o farmacêutico Paulo Palácio, “os recipientes de contato direto com medicamento, chamados de embalagens primárias, mesmo que lavados, permanecem contaminados por resíduos, que serão passados à nova substância nele colocada”, explicou ele que atua na Saúde Farma, uma das farmácias de Vitória a oferecer coleta gratuita para esse tipo de material.

Além disso, a Anvisa orienta a “não reaproveitar frascos usados de medicamentos para colocar outros líquidos. Pode causar intoxicação”. No levantamento, o órgão informa os medicamentos são a principal causa do problema no Brasil. Só no ano de 2008 foram registrados 26.384 casos.

Onde jogar fora frascos de medicamentos vencidos ou fora de uso?
Em postos de coleta que estão localizados nas Farmácias Santa Lúcia da Reta da Penha, Laranjeiras, Campo Grande, Praia da Costa e, também, na Saúde Farma, da Praia do Canto. As unidades aderiram ao Programa Descarte Consciente, criado pela empresa de tecnologia e inovação em saúde, Brasil Health Service (BHS).

Cadastro
Cadastre-se e receba novidades semanais

Notícias relacionadas



Desenvolvido por  ar2