Cadastro
Cadastre-se e receba novidades semanais
Cadastro
Pesquisa Personalizada
Cadastre-se grátis!

Vinagre e azeite
Vinagre e azeite: dupla ajuda a perder os quilinhos extras

17 de Março de 2012
Compartilhar:
Facebook
Twitter
Vinagre e azeite: dupla ajuda a perder os quilinhos extras
(Foto: Reprodução)
Pesquisa mostrou que o vinagre pode ser comparado com um inibidor de apetite

Na refeição, eles são coadjuvantes, mas na saúde podem assumir o papel principal no combate a doenças. O vinagre e o azeite, dupla dinâmica dos temperos, ajudam a emagrecer, combater os radicais livres, prevenir o envelhecimento precoce, doenças do coração e até o câncer.

Um estudo realizado pela Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo diário de duas colheres de sopa de vinagre ajuda na perda de peso. O produto é comparado com um inibidor de apetite, já que atua retardando a digestão dos alimentos e, por isso, faz com que a pessoa demore mais para sentir fome.

Além de reduzir a vontade de comer, o vinagre possui ácido acético, substância que ajuda e regula os níveis de insulina, hormônio que têm influência sobre o acúmulo de gordura no organismo.

Os que são produzidos da fermentação de frutas são ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e o surgimento de tumores.

Azeite

O parceiro do vinagre na mesa também oferece muitos benefícios para a saúde. A nutricionista Karina Gimenes explica que o azeite de oliva é considerado um dos óleos vegetais mais saudáveis. "Ele tem 83% de ácido graxo oléico, que auxilia a manter os níveis de colesterol dentro dos limites normais eaumenta os níveis de HDL (bom colesterol)", diz Karina.

Ele também é um aliado na perda de peso e facilita a digestão e a absorção das vitaminas A, D, E e K, que são lipossolúveis, ou seja, são absorvidas em contato com o óleo.

A nutricionista Karina lembra que, como todas as outras gorduras, o consumo de azeite deve ser moderado, já que uma grama fornece nove calorias.

Conheça os tipos de vinagre

Vinagre balsâmico
É escuro e aromático, feito com uvas que passam por um longo processo de fermentação em barris de madeira. Rico em antioxidantes, está entre os vinagres mais saudáveis. Ele é ótimo para temperar saladas, legumes e fazer molhos quentes.

Vinagre de maçã
Feito a partir do suco de maçã fermentado, é o tipo de vinagre menos ácido. É ideal para fazer a dieta do vinagre (2 colheres de sopa por dia misturadas na água, antes das refeições). Também fica muito bom no preparo de saladas e receitas agridoces.

Vinagre de arroz
É o vinagre japonês, produzido a partir da fermentação do arroz. Tem sabor levemente adocicado e mais suave que os outros vinagres. É ele que é misturado ao arroz cozido, no preparo do sushi.

Vinagre de vinho
É o tipo de vinagre mais comum, que pode ser feito a partir do vinho tinto ou branco. A qualidade varia de acordo com a marca, mas alguns costumam ser muito ácidos. São indicados para temperar e marinar alimentos.

Vinagre de álcool
É o tipo de vinagre mais forte de todos. Ele apresenta uma porcentagem de álcool muito elevada e, por isso, é recomendado para uso somente em conservas.

Vinagre orgânico
Produzido a partir de alimentos orgânicos, esse vinagre traz inúmeros benefícios para a saúde, já que mantém as propriedades nutricionais do alimento.

Vinagre aromatizado
Assim como o azeite, o vinagre pode ser aromatizado com especiarias, ervas, alho e frutas. Depois de aromatizados, eles podem ser usados como tempero de saladas e até molho para sobremesas como sorvetes, musses, panquecas e waffles.

Vinagre de malte
É escuro, fermentado a partir do malte de cevada. É utilizado tradicionalmente na Inglaterra para acompanhar o clássico fish and chips (peixe e batatas chips).


Medida certa
2 colheres de vinagre
É a quantidade que deve ser consumida diariamente para emagrecer

1 colher de azeite
É o consumo recomendado de azeite por refeição, para um adulto

Foto: Reprodução

Fonte: A Gazeta

Cadastro
Cadastre-se e receba novidades semanais

SESA - PI 27446 - MP Publicidade
Notícias relacionadas



Desenvolvido por  ar2